segunda-feira, 7 de junho de 2010

COMIDA QUE PERMANECE

“Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou” (João 6.27).
O estudo que adquirimos por meio da educação formal é bom e necessário para tudo o que realizamos. Possuir um curso superior completo, por exemplo, não apenas nos fornece uma vantagem competitiva na busca por uma vaga no mercado de trabalho, como também representa a possibilidade de ampliarmos nossos conhecimentos sobre o mundo. Contudo, ao morrer, ninguém levará consigo as teorias contidas nas obras de autores renomados, pois a morte significa um ponto final a tudo o que é material. 
Já o contrário acontece com quem aprende a Palavra de Deus. O entendimento que recebemos mediante a leitura das Escrituras jamais nos abandona, mas permanece conosco por toda a eternidade. Ora, se Jesus nos ensinou a buscar essa “comida”, é porque ela será necessária para quem vai habitar nos Céus com Ele. Então, é bom ficarmos atentos à dica do Mestre e esforçar-nos para aprendermos cada vez mais.
Esse alimento é dado por Deus, mas depende do nosso esforço. Quem não se interessa nem se esforça para consegui-lo não o terá. Sabemos o que deve ser feito para obtermos essa “comida que permanece para a vida eterna”, então, por que não nos esforçar para obter mais? Do contrário, entraremos na eternidade sem tomar posse dela. Se não fosse necessário armazenar esse alimento, o Salvador, sem dúvida, não nos teria orientado a trabalhar com esse propósito. 
O Senhor disse que Ele dá a comida a quem trabalha. Ele não falou que alguns a conseguiriam sem esforço. Isso nos mostra que Jesus observa e vê o que fazemos ou deixamos de fazer. Se nos esforçarmos, Ele nos recompensará com o alimento eterno, mas, se formos desleixados ou preguiçosos, nada conseguiremos.
Para que Jesus nos desse a comida, Deus, o Pai, selou-O. Não é algo que devemos buscar por curiosidade. Ao contrário, trata-se de um assunto que deve ser levado a sério, pois, para que Ele pudesse dar-nos esse alimento bendito, Ele foi selado, ungido. Quem despreza essa dica do Senhor irá arrepender-se para sempre. Só mesmo os que se interessam e se esforçam terão êxito em tal tarefa.
O Mestre garantiu que quem nEle cresse faria as mesmas obras que Ele (João 14.12), por isso devemos buscar as mesmas ferramentas, a mesma unção. Busque ser selado por Deus e se esforce para que Ele lhe dê capacidade de abrir o entendimento do povo. É claro que há algumas coisas que só Ele pode fazer, mas nós podemos levar as pessoas a Ele, para que possam ser iluminadas com a verdade eterna.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário